Módulo Ensino à Distância (EAD)


Bem vindo ao tutorial do módulo de ensino à distância! Vamos lá? 

  1. Ensino a distância (Tela Inicial)


Ao acessar o módulo você é direcionado para a tela inicial, conforme imagens abaixo. Aqui você vai encontrar menu com as áreas: Meu espaço, Catálogo de cursos, Biblioteca e Ranking.

Caso o seu usuário seja um gestor do módulo de EAD,  é possível acessar a área de gestão ao clicar em Gerenciar



1.1 Meu espaço


Aqui você encontra a lista de cursos disponíveis para o seu usuário. Além do resumo geral dos cursos disponíveis pra você. Por fim também é possível visualizar os livros favoritados por você! 





1.2 Catálogo de cursos


Nesta aba você pode encontrar a lista de cursos disponíveis para se matricular. Ao encontrar um curso desejado, basta clicar nele e no detalhe estará disponível a opção Matricule-se













1.3 Biblioteca


Nesta opção, ficam disponíveis a lista completa de arquivos publicados como material de apoio (anexos) nos treinamentos do qual o seu usuário faz parte. 

Para facilitar a sua navegação, é possível favoritar os arquivos desejado na tela de detalhe de cada arquivo, e assim eles serão exibidos na seção “Favoritos”




1.4 Ranking

Esta tela mostra o ranking da plataforma, contabilizado à partir das notas dos treinamentos finalizados por todos usuários. Também é possível ver o ranking exclusivo da sua unidade.

Caso o seu usuário seja um gestor do módulo, é possível filtrar o ranking por unidade! 

 




  1.  Gestão de Cursos (Tela de Gestão)


Esta tela é disponível somente aos gestores do módulo. Aqui são feitas ações como: cadastro de treinamento, compartilhamento, cadastro de times e bibliotecas, acesso à relatórios, indicadores dentre outras. 

As opções estão distribuídas em diferentes opções do menu: Cursos, Área de Conhecimento, Biblioteca, Times



2.1 Cursos


Aqui  o gestor visualiza a lista de cursos cadastrados e tem acesso às informações gerais de cada curso, podendo inclusive iniciar o cadastro de um novo curso, clicando em Cadastrar 



2.1.1 Formulário de Cadastro

Tela de cadastro de cursos. Abaixo detalhamos sobre os campos existentes no cadastro, são eles:

Nome - Nome do Curso

Área de Conhecimento - Uma forma de categorização do curso, deve-se escolher uma das Áreas de conhecimento pré cadastradas. 

Carga Horária - Carga horária do curso em horas

Porcentagem de acerto mínima - valor percentual que o usuário precisa acertar para ser aprovado no curso 

Porcentagem de acerto mínima - valor percentual que o usuário precisa acertar para ser aprovado no curso com louvor
Pontos mínimos - pontos ganhos ao acertar questões com pontuação extra, caso a porcentagem de acerto seja mínima


Pontos desejável - pontos ganhos ao acertar questões com pontuação extra, caso a porcentagem de acerto seja desejável

Auto-matrícula - indica se o curso é disponível através da matrícula espontânea do usuário. Caso não habilitado, indica que o curso é disponibilizado somente ao usuários selecionados pelo gestor 

Emitir certificado - Informa se ao concluir um treinamento o usuário tem acesso a um certificado de conclusão

Avaliação de Feedback - Indica se ao final tem uma avaliação de feedback dos usuários que realizaram o curso

Cadastro do Quiz Obrigatório - Indica se ao final dos módulos deve existir o cadastro obrigatório de quiz. 

Professor responsável - Informa o responsável pelo curso, que será com que o inscrito poderá entrar em contato para dúvidas

Pode refazer - Indica se o curso pode ser refeito, caso o percentual mínimo não seja atingido, não sendo possível definir um limite de tentativas.

Publicar em - Data em que o curso começa a ser exibido

Expira em - Data em que o curso deixa de ser exibido

Descrição - Descrição sobre o curso

Imagem de capa - Imagem de capa do treinamento, exibida na tela inicial.

Material de apoio - Documentos anexados que podem ser utilizados como material de apoio, exibidos na área de biblioteca do usuário.


2.1.2 Detalhe


A edição das informações do curso pode ser feita acessando o detalhe do curso. Além disso o gestor terá acesso a todos os dados do curso selecionado como: Ranking, Usuários matriculados, Grade de Atividades, Avaliações e Relatórios.


2.1.3 Cadastro das Atividades

Na tela de Detalhe do Curso (2.1.2) ao clicar em Cadastrar da seção Grade de Atividades você é direcionado à tela de Detalhe das Atividades. 

Aqui, fica disponível um menu com duas opções: Conteúdo Quiz

Conteúdo

A seção de Conteúdo é onde o cadastro de uma nova atividade é feito: aqui você precisa anexar o arquivo desejado, podendo utilizar: .mp4imagens pdf

Por fim, é necessário preencher o campo de Nome, informando o nome que será exibido para esta atividade.  Ao clicar em Salvar a nova atividade vai estar presente na lista de atividades do curso, exibidas no Detalhe (2.1.2)



Quiz

A seção de Quiz é onde feito o cadastro do quiz que será exibido ao final dessa atividade. Importante: o cadastro do Quiz é obrigatório caso no Formulário de Cadastro (2.1.1) do curso, tenha habilitado o Cadastro do Quiz Obrigatório. 

O cadastro pode ser de múltiplas questões. Em cada um delas é possível definir se a pergunta é aberta ou fechada, e se cada pergunta vale pontuação extra. Ao finalizar é preciso Salvar.


2.2 Área de Conhecimento

Aqui o gestor visualiza, cria e edita as áreas de conhecimento do cursos. Estar áreas, são utilizadas no cadastro do treinamento, funcionando como categorias. São também utilizadas na exibição dos arquivos de biblioteca.

 



2.3 Biblioteca

Área para o cadastro de acervo, que são arquivos que podem ser acessados por cada usuário na sua seção de Biblioteca e usados como material de apoio na realização dos cursos. 



2.3.1 Formulário de Acervo

Ao clicar em Criar arquivo é exibido o formulário. Aqui o gestor informa um Nome para este acervo, uma Área de conhecimento e seleciona qual o arquivo no campo Anexo.

Os campos de Área, Cargo, UF e Região e Unidade são utilizados para filtrar os usuários que terão acesso a esse acervo. 

Saiba também:  ao adicionar dois ou mais filtros diferentes, os usuários que se adequarem a pelo menos um deles são considerados, ou seja, não somente os que entram no requisito de todos filtros.




2.4 Times


Aqui você gestor geral cadastra Times de EAD. Os times são utilizados como uma forma de gerar informações direcionadas a um grupo específico de usuários. 

Como definir o gestor de um time? Os Gestores de um time são os usuários que fazem parte da mesma, e que possuem a permissão de Manager DA de Treinamentos

Essa permissão pode ser atribuída, na tela de Permissões: Clicar no ícone no canto superior direito > Selecionar “Permissões”





2.4.1 Detalhe do Time

Nesta tela é possível visualizar todos os usuários do time selecionado, além disso é possível visualizar informações de resultado de cada usuário.

Para isso é preciso clicar no ícone com três pontos, no canto superior direito de cada usuário, e selecionar: Resultados






2.5 Colaboradores Indiretos

Nesta seção é feita o cadastro e gestão de colaboradores indiretos. Colaboradores indiretos são usuários que pertencem a empresas de fora da plataforma (por exemplo: terceirizados) e que precisam ter acesso a algum dos cursos da plataforma.

Colaboradores 
Ao cadastrar um colaborador indireto, quando ele acessar a plataforma, ele só terá acesso ao menu de Ensino à Distância e com os cursos que foram compartilhados para ele.


O cadastro de colaborador Indireto é feito ao clicar na opção Cadastrar.

Empresas
Também é possível cadastrar empresas de colaboradores indiretos, e utilizar esta empresa no cadastro do colaborador. Na área de Empresas, clicando em Cadastrar

  




2.6 Relatórios

Nesta seção, você gestor encontra e extraí relatórios sobre os cursos. Atualmente existem relatórios de: Treinamento Compartilhado, Colaboradores Indiretos, Usuários sem times, Times montados, Treinamentos Respondidos, Resumo Termos de Aceite, Respostas dos Treinamentos, Performance Geral, Performance por Time.

Uma vez selecionado o tipo de relatório, é só aplicar os filtros desejados, clicar em Pesquisar e após o fim da busca, caso deseje exportar clicar em Exportar


Tipos


Treinamento Compartilhado - Lista de  treinamentos com cada usuário que teve acesso à esse treinamento (cursos) . Exibindo a informação de se o usuário concluiu ou não e a data de conclusão.

Colaboradores Indiretos - Lista de colaboradores indiretos cadastrados na plataforma

Usuários sem times - Lista de usuários que não estão associados a times de EAD

Times Montados - Lista com os times de EAD cadastrados

Treinamentos Respondido - Lista de usuários que responderam o treinamento, ou seja, finalizaram todas as atividades. É exibido para cada  treinamento a data de resposta.


Resumo Termo de Aceite - Lista de usuários seus status do termo de aceite do EAD: se aceitou ou recusou.

Respostas dos Treinamentos - Exibe uma lista com os usuários que responderam as atividades do treinamento selecionado, e qual foi a resposta.

Performance geral - Lista de usuários e sua performance na conclusão de cursos.


Performance por time - Lista de usuários e sua performance na conclusão de cursos, considerando o time selecionado. 




2.7 Dashboard


Nesta tela são exibidos gráficos sobre informações relevantes dos cursos cadastrados, já considerando um período selecionado. 

Matrículas por períodos - Gráfico que exibe quantos usuários se matricularem em cursos, no período informado, agrupados por mês.

Cursos mais bem avaliados - Aqui são exibidos os cinco cursos mais bem avaliados no período selecionado. Um curso bem avaliado depende da média de nota recebidas nas avaliações.

Cursos Realizados - Exibe os cursos realizados, ou seja, que tiveram todas as atividades respondidas, considerando o período informado

Cursos mais Matriculados - Lista com até cinco cursos, que tiveram o maior número de matrículas no período

Certificados Emitidos - Indica quantos usuários ganharam direito a certificados, após concluir um curso,  no período selecionado.





2.8 Configurações

Nesta tela são definidos informações importantes sobre os treinamentos como: o template do certificado (dos treinamentos que emitem certificado) e quais informações são exibidas no certificado. 

É possível configurar exibindo ou não: a exibição da carga horária, o nome das atividades, a exibição de logo no certificado (caso desabilitado o certificado emitido não terá logo)  e o texto do certificado. 

No caso do texto é disponibilizado MACROS que são textos padrões, substituídos automaticamente pela informação correspondente do usuário, exemplo: o macro :Nome_completo: é substituído pelo Nome do usuário que baixar o certificado.

Além disso, é possível configurar nessa tela também: se as atividades do cursos, que são vídeo, tem o avanço de vídeo habilitado. Caso desabilitado (padrão) o usuário é obrigado a ver o vídeo até o fim, sem pular, para completar.